Bolsonaro e a polêmica do ensino da ideologia de gênero nas escolas


Vire e mexe o Deputado Federal Jair Messias Bolsonaro (PP-RJ) se enfia numa polêmica contra algum movimento racial, feminista, religioso, LGBTT, estudantil ou outro qualquer. Sim, é o mesmo deputado que esteve envolvido na polêmica da “cura gay”.

Parece até estratégia de marketing se manter constantemente sob os holofotes da mídia para a difusão de suas ideias e opiniões racistas, intolerantes, machistas e conservadoras contra a ideologia de gênero e outros avanços dos Direitos Humanos. Ele leva a sério a questão de quem não é visto não é lembrado!
Impressionante como ele tem opinião para tudo quanto é assunto! #indignada

orgulhohetero
Divulgação postada na loja “Orgulho Hétero”

E com toda essa disposição de briga, não é de luta não… é de briga mesmo, as declarações desse militar tem ganho os corações e mentes de muitos intolerantes pelo Brasil afora, tanto que muitos sites e redes sociais criaram páginas que, praticamente, o idolatram. #preocupante

A mais recente declaração polêmica que acompanhei do Bolsonaro, necessariamente, não é a última em que ele se envolveu, é um tema que gerou muita repercussão no universo escolar: o ensino da ideologia de gênero nas escolas e a suposta distribuição de cartilhas e livros escolares que estimulam a sexualidade infantil.

Vamos aos fatos, que contra eles não há argumentos!

Ao que tudo indica Jair Bolsonaro gravou um vídeo criticando a iniciativa sem checar a veracidade das informações. O caso gerou desconforto nos editores da revista “Nova Escola”, envolvidos na questão, tanto que a revista publicou na sua página no Facebook uma resposta refutando as informações do deputado Bolsonaro. Confira o conteúdo publicado pela revista, em 15 de janeiro deste ano:

Checagem de Informações: O deputado federal Jair Messias Bolsonaro (PP-RJ) publicou há alguns dias um vídeo sobre Educação. Nova Escola apurou as informações do vídeo. Veja agora os equívocos cometidos pelo deputado e os dados corretos.”

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=rpUnNyE8ztU]

A revista “Nova Escola” é dirigida aos professores e profissionais da educação e é muito conceituada no campo da formação docente. Confesso que gosto muito dessa publicação e sempre que posso compro um exemplar.

Dessa vez, o deputado Bolsonaro mexeu com quem não devia e recebeu a resposta a altura. Sabe aquele ditado “quem fala o que quer, ouve o que não quer”. Então, está aí um bom exemplo disso.

Apesar do parlamentar retrucar o vídeo da “Nova Escola”, não acrescentou nada significativo ao pensamento dele, ou seja, mais do mesmo.

Parabéns pela iniciativa da revista “Nova Escola” em não deixar sem explicação esses equívocos do parlamentar!

Mas afinal o que é ideologia de gênero?

A Ideologia de Gênero defende que a auto-definição da sexualidade de uma pessoa não é explicada apenas pela sua concepção biológica, ou seja, nasceu homem será homem o resto da vida porque entende que a pessoa não nasce homem ou mulher.

Os teóricos dessa linha acreditam que o gênero é fruto de uma construção da identidade de cada indivíduo enquanto ser humano influenciado pela cultura, comportamento e descoberta interior ao longo da vida. Homem e mulher seriam, então, papéis sociais adaptáveis, que cada pessoa representaria como e quando quisesse, independentemente do que a biologia determine como indicação masculina e feminina.

Conflito ideológico

orgulhohetero2
Adesivo vendido na loja “Orgulho Hétero”

Uma das principais preocupações daqueles que combatem a ideologia de gênero é com a destruição do modelo tradicional de família, constituída pela sociedade como a formação de um casal (pai e mãe) e seus filhos. Mas gente, essa concepção arcaica de família já não faz sentido há anos. Família é um coletivo/grupo de pessoas que se amam, se protegem, se ajudam e evoluem com a convivência, independente da sexualidade.

Não venha me dizer que família só pode ser constituída por homem e mulher, por favor! Divergências religiosas à parte, eu até respeito a opinião alheia, mas acredito que essa ideia (marido e mulher) é uma definição muito pobre diante da diversidade sexual presente em nossa sociedade.

A coisa toda é tão complexa que, ano passado, em Campinas teve alguns vereadores que falaram impropérios na tribuna parlamentar e até aprovaram uma Moção “contra a inserção de questão de temática de ideologia de gênero, por meio de pensamento de Simone de Beauvoir, na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015”.

Destaco, mais uma vez, que respeito as opiniões contrárias quando galgadas na razão e em fundamentos teóricos que fazem sentido. Não em explicações baseadas em ideologias e moralidades religiosas que beneficiam uma determinada parte da sociedade.

Onde fica o papel do Estado Laico?

É na escola que parte do caráter e construção social da identidade é formada, então, nada mais justo que a intolerância seja combatida nessa instância institucional. É dever do Estado promover por meio da educação: o respeito à diversidade, a igualdade de oportunidades e o combate às diferenças de sexo, à discriminação e à violência física e psicológica. Para isso, é fundamental introduzir essa discussão em todos os setores da sociedade.

Garantir o ensino da ideologia de gênero nas escolas será um avanço na luta pelos Direitos Humanos, principalmente, em defesa da Diversidade.

Só pra registrar, o deputado Jair Bolsonaro é natural de Campinas/SP, última cidade no país a abolir a escravidão e que mantém até hoje requícios conservadores e patriarcais fortíssimos. Coincidência, né? #sqn #ninguemmerece

Obs.: se você acha que estou sendo cruel com o deputado Bolsonaro, leia a matéria “As 10 frases mais polêmicas de Jair Bolsonaro”, publicada no site Pragmatismo Político. É de encher os olhos de lágrimas! #sqn

Qual a sua opinião sobre esse assunto?


10 respostas para “Bolsonaro e a polêmica do ensino da ideologia de gênero nas escolas”

  1. Somente através do gênero e da raça possui-se identidade, unidade familiar e coesão social.

    Espontaneamente o sabiá não corteja a andorinha, ou o elefante a zebra …. assim também o coração não realiza funções cerebrais ou hepáticas.
    As raças e os gêneros não são construções sociais, porém da natureza, de Deus. A sobrevivência das espécies é inerente à cultura dos ecossistemas e depende da conservação de ambos.

    https://lh4.googleusercontent.com/-Nvk5U5Y0Fls/U1VXNfW0p8I/AAAAAAACq70/0B0ZBcEH-qIpoj4EDqkiDUyuogKHs-6_wCL0B/w459-h563-no/4dcd33a2-936f-4a30-a42b-92179cc97e04.jpg Extrema cautela com sofismas e falsos conceitos – eles são mais funestos que a desinformação.

    https://verbotenesarchiv.files.wordpress.com/2015/04/sex-grooming-uk-1.jpg

  2. “O maior patrimônio que se tem neste mundo é o próprio povo, sua cultura, tradição, religião e identidade” Adolf Hitler https://www.youtube.com/watch?v=CGI131edis4

    Do you want to look at all the evidence and form your own opinion? http://www.whatreallyhappened.info/index.html

    O mundo encontra-se subjugado pela ANTICULTURA americana orquestrada pelos vencedores da SEGUNDA GUERRA, os mesmos responsáveis pelo projeto: “A Sinfonia Vermelha” consoante aos itens enumerados no livro THE NAKED COMMUNIST https://pt-br.facebook.com/midiainversa/posts/729671413759075 ou também, entre tantas narrativas não oficiais e por isso mesmo – sérias, como narrada por Salvador Borrego em seu livro de 53 edições, nenhuma em ou outro idioma além do espanhol: DERROTA MUNDIAL: http://vho.org/aaargh/fran/livres9/BORREGOdermund.pdf

    “O grande teste de sobrevivência da democracia é assumir, que se norteou mais pela propaganda do que pela lógica e, contra seu próprio interesse foi lançada à guerra para salvar o Marxismo do regime ditatorial bolchevique comunista russo, que se impusera de maneira extraordinariamente sangrenta embasado em uma inusitada doutrina que nega os princípios milenares de nacionalidade e pátria, sua mortal ojeriza contra propriedade privada, sua peremptória posição ateísta corroborada em sua implacável perseguição religiosa e sua manifesta intenção de expandir tais sistemas através da “revolução mundial” profetizada por Marx
    https://pp.vk.me/c637825/v637825892/184cc/7wg8-vPrSWM.jpg

  3. JAIR MESSIAS BOLSONARO PRESIDENTE EM 2018. PARA COMECAR PÔR FIM NESSA IDEOLOGIA SATANISTA CONTRARIA A DEUS E QUE DISTORCE A FAMILIA BRASILEIRA
    BOLSONARO2018

  4. O Carater do meu filho quem forma sou eu, ele vai pra escola para aprender portugues, matematica e historia. Doutrinas tortas e sem sentidos nao devem ser dadas nas escolas. Ideologia de genero é a coisa mais ridicula e destrutiva que vcs já inventaram. Seu nome será lembrado com aqueles que se esforçaram em destruir o País.

    • A escola é o lugar para o estudante desenvolver seu próprio ponto de vista e não só aprender tabuada e decorar conteúdo.
      O objetivo do ensino é justamente que cada aluno cresça como um sujeito crítico, construindo sua concepção de mundo compreendendo que não há verdades absolutas, mas sim visões que devem dialogar.
      A sociedade é plural e essa diversidade deve ser motivo de reflexão e diálogo em sala de aula, por isso, defendemos o diálogo como caminho e o respeito a todas as visões de mundo!

  5. Talvez vc ainda nao parou para pensar como e duro para uma mae e um pai ter um menino e derepente ele quer ser menina ou vice- versa, eles sofrem mas apoiam pois afinal e seu sangue, talvez devemos pensar um pouco adiante , se todo menino quiser ser menina e toda menina quizer ser menino, seria o fim da raça humana.Temos tanto a fazer e nos preocupamos com coisas tao bestas, tudo porque a midia lava o cerebro de vcs, sao fracos demais em deixar emissoras ou jornais, programas de tv influenciar vc, acho que estamos nos perdendo no tempo em permitir certos avanços seja de genero, religiosos e ainda sobre preconceito, pois acho que os negros dao mais racistas q os brancos!!!!

    • Malformações congênitas e / ou genéticas existem!

      Sou da área d saúde e vi HERMAFRODITISMO HUMANO, Síndrome de Klinefelter e outros…

      Eu sou fêmea geneticamente e sexualmente. Não suporto “preconceitos”. O vídeo e a matéria do Dr. Drauzio Varella, esclarece bem esse tema.

      1.A HISTÓRIA DA HOMOSSEXUALIDADE https://youtu.be/HD38mXRzNNE
      2.CAUSAS DE HOMOSSEXUALIDADE – Drauzio Varella …”Quantos homens casados vivem experiências homossexuais fora do casamento? Teoricamente, cada um de nós tem discernimento para escolher o comportamento pessoal mais adequado socialmente, mas não há quem consiga esconder de si próprio suas preferências sexuais. O espectro da sexualidade humana é amplo e de alta complexidade… Por que insistirmos no preconceito contra um fato biológico inerente à condição humana? Em contraposição ao comportamento adotado em sociedade, a sexualidade humana não é questão de opção individual, como muitos gostariam que fosse, ela simplesmente se impõe a cada um de nós. Simplesmente, é! “https://drauziovarella.com.br/sexualidade/causas-da-homossexualidade/

  6. Ideologia de Gênero poê em risco a família brasileira, a família é composta por homem e mulher sim e isso NUNCA vai mudar independente do que as pessoas acham ou não, faz parte da natureza humana, imagina você autor desse texto se seu progenitor decidisse se casar com uma pessoa do mesmo sexo, você teria nascido?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.