Cultura Hip Hop para a juventude que ousa lutar e construir


Família Eclipse Cultura e Arte (Crédito: Jurssa Santos)

Eles são jovens, negros, pobres, vindos da periferia de todos os cantos do Brasil e estão unidos num só ideal: Cultura Hip Hop. E no final de semana retrasado, 5 e 6 de setembro, lotaram a Estação Cultura e o Teatro Castro Mendes para participar do Campinas Street Dance Festival e da Battle Of The Year Brazil (BOTY), considerada a Copa do Mundo de Dança de Rua.

Esse tradicional festival já faz parte do calendário oficial da cidade e é esperado ansiosamente pelos dançarinos e amantes da Cultura Hip Hop do Brasil inteiro.

Mas o encontro deste ano teve um sabor diferente pra mim. Meio que de despedida!

Essa sensação começou quando recebi o texto para divulgação da BOTY 2015. O release, salvo alguns detalhes, estava muito bom mesmo. Me lembrei de quando conheci a Cris no curso de Assessoria de Imprensa do Senac. Eu como “instrutora” e ela na sala querendo aprender o máximo de informação pra usar na sua empresa de produção de espetáculos (performances, shows, eventos, cursos, workshops) de Dança Rua. Ali surgiu nossa amizade e o convite para participar do projeto.

Tantos anos depois, a amizade solidificou e o projeto ganhou formas, cores, luzes e pernas… caiu no mundo e se tornou um empreendimento fantástico! Com frutos como: a Associação Família Eclipse (com projetos sociais de arte-educação), o curta metragem “Escolhas”, o livro “Dança de Rua” e tantas outras frentes de trabalho… Viajou o país inteiro e circulou pela Alemanha, França, Estados Unidos e vários países latinos. Nossa como vocês foram longe e com tão pouco patrocínio ou investimento!

Olhando pra trás vejo tudo que a Cris e o Kico construíram e compartilharam com tod@s que passaram pelos projetos beneficentes na Estação Cultura e me sinto muito orgulhosa de ter dado uma pequenina contribuição. Acho que meu apoio foi mais “moral” ou talvez “intelectual” do que outra coisa.

E nos últimos dois anos, acompanhei tudo mais pela tela do computador, mensagens de telefone e ligações cheias de afeto do que presencialmente. Lamento muito por não ter estado mais presente, mas é a roda da vida que gira mais rápido do que podemos acompanhar ou nos dar conta do tempo que se passou.

Eu ponho fé é na fé da moçada

Circulando pela Estação Cultura, perdida e distante acabei me deparando com os rostinhos d@s nov@s integrantes da equipe (staff, como eles se denominam) pensei como o projeto da Associação Família Eclipse está forte e cresce cada dia mais.

Por isso, não tive “coragem” de ir aos bastidores do evento realizado no Teatro Castro Mendes nem para espiar a produção. Vi que vocês nem precisaram da minha ajuda dessa vez! É uma prova que tudo está no rumo certo. Rumo ao sucesso!

Essa rapaziada produz, dirige, organiza, projeta, canta, dança e se promove sozinha… Fazem de tudo, inclusive assessoria de comunicação, que era onde minha humilde contribuição se inseria.

Cheguei à conclusão que minha contribuição, talvez, não seja mais necessária. Sem mimimi ou chororô da minha parte, reconheço que vocês estão voando muito alto.

Não estou triste por isso… Estou muito feliz porque o projeto cresceu e ganhou vida própria. Sou muito grata porque aprendi mais do que ensinei… ganhei mais do que doei… sonhei junto e vi diante dos meus olhos os frutos colhidos do projeto. E nem fiz tanto esforço pra tudo isso acontecer… Torci muito, isso é verdade. Fiz muitas preces a cada foto que via dos embarques e desembarques em aeroportos. Queria tanto estar lá! E me senti orgulhosa com cada prêmio conquistado em batalhas dificílimas.

MOS Crew Campinas (Crédito: Samuel Lorenzetti)

Agora, com lágrimas nos olhos, mas muita felicidade no coração vejo que o ideal da Cultura Hip Hop é maior que nós: que meus desejos, minha contribuição ou os anseios do grupo. É um sonho de muitos jovens brasileiros que passaram a acreditar que podem viver de arte. E quando digo viver, me refiro a pagar suas contas com um trabalho artístico. Tanta gente legal que integrou a equipe, estudou muito e se profissionalizou…

Amig@s de longa data, como MOS Crew, sagraram se campeões na BOTY 2015 e estão fazendo as malas para representar o país na BOTY da Alemanha, a tal BOTY gringa… Quer presente maior que esse neste momento de despedida?

Saio dessa roda mais fortalecida e muito grata por tudo que recebi: carinho, atenção, respeito, reconhecimento, sinceridade, renovação de sonhos, compaixão e amizade. Ser Família Eclipse é isso e muito mais! Quanta gente sonhadora e realizadora que conheci e quanta coisa eu vivi!

Estarei aqui sempre que precisarem e tenho certeza que vocês estarão sempre a postos também. Sou fã de vocês!

Sinto que está na hora de contribuir com novos embriões! Então… não é um ADEUS PARA SEMPRE, mas um até logo… nos encontramos nas quebradas da vida.

Valeu por tudo!

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=4-_blSs17tI]

E vamos à luta! – Gonzaguinha

Eu acredito é na rapaziada
Que segue em frente e segura o rojão
Eu ponho fé é na fé da moçada
Que não foge da fera e enfrenta o leão
Eu vou à luta com essa juventude
Que não corre da raia a troco de nada
Eu vou no bloco dessa mocidade
Que não tá na saudade e constrói
A manhã desejada

Aquele que sabe que é negro
o coro da gente
E segura a batida da vida o ano inteiro
Aquele que sabe o sufoco de um jogo tão duro
E apesar dos pesares ainda se orgulha de ser brasileiro
Aquele que sai da batalha
Entra no botequim, pede uma cerva gelada
E agita na mesa logo uma batucada
Aquele que manda o pagode
E sacode a poeira suada da luta e faz a brincadeira
Pois o resto é besteira
E nós estamos pelaí…

#gratidao #uniao #inspiracao #humildade #dançarinos #dançarinas #bboys #bgirls #poppers #lockers #hiphopers #housers #grafiteiros #grafiteiras #djs #mcs #artistas #produtores #produtoras #família #amigos #amigas #arte #cultura #tamujunto


2 respostas para “Cultura Hip Hop para a juventude que ousa lutar e construir”

    • Cris, eu chorei escrevendo…
      Porque despedidas são sempre difíceis… e praticar o desapego é tarefa que tem que ser diária.
      Meu novo rumo, me tornar empreendedora, tem me tomado muito tempo da minha vida. Mas quero muito fazer meu “empreendimento” dar certo.
      E nestes últimos dois anos não tenho me dedicado suficiente aos projetos, como gostaria. Mas fico muito tranquila porque sei que vocês estão no rumo certo e são super independentes em todas as frentes de trabalho.
      Amo vocês de coração… não pude dizer ao vivo porque me faltaram palavras, mas estou muito feliz com tudo que vivi com vocês.
      Força, fé e foco! Conte comigo sempre!
      Bjs!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.