“Honoráveis Bandidos: um retrato do Brasil na era Sarney” é o título do livro do jornalista Palmério Dória, que conta a história de como José Ribamar Ferreira de Araújo Costa tornou-se José Sarney – praticamente dono do estado do Maranhão, ex-presidente da República, eleito cinco vezes senador (três vezes pelo Amapá), dono de três emissoras e dezenas de retransmissoras de televisão, seis emissoras de rádio e do jornal “O Estado do Maranhão”.
Chocante e reprovável são alguns dos adjetivos que podemos dar à biografia do clã Sarney traçada no livro através das revelações das inúmeras manobras políticas, desvios de verbas, conchavos, apadrinhamentos, tráfico de influências, nepotismo, entre outras politicagens praticadas ao longo de mais de 50 anos de vida pública de José Sarney.
Amado por uns e odiado por outros, o suposto dono do Maranhão – ou melhor, a Sarneylândia, capital de Sarneypolis – manda e desmanda na política local sob olhar protetor das organizações Globo. Medida essa que lhe garantiu fazer fortuna “do nada”, desafiando as leis: sem nunca ser denunciado ou sequer ser “pego”.
![Postagem em rede social expressa desgosto do brasileiro com o político sarney_doente_facebook](http://nandadefreitas.files.wordpress.com/2013/08/sarney_doente_facebook.jpg)
Saga política e a ascensão econômica do clã Sarney
O livro “Honoráveis Bandidos: um retrato do Brasil na era Sarney” traz denúncias de escândalos e corrupções que deveriam preocupar todos os brasileiros, já que são frutos de ações dignas de mafiosos. São manobras políticas que deveriam estar sempre na nossa pauta diária de luta contra a corrupção, visto que essas ações ilícitas só têm enriquecido e fortalecido a elite conservadora brasileira, sempre à custa dos pobres.
As ações lesa-pátria da dinastia Sarney sustentam-se no tripé: Energia, Terra e Comunicações e são praticadas por José Sarney, Fernando Sarney, Rosena Sarney, seus cônjuges e protegidos políticos.
“Honoráveis Bandidos: um retrato do Brasil na era Sarney” é leitura obrigatória para quem deseja conhecer os bastidores da direita brasileira rumo à consolidação do capitalismo. No entanto, faço um alerta, para lê-lo é preciso ter estomago forte!
A obra “Honoráveis Bandidos: um retrato do Brasil na era Sarney” , finalista do prêmio Jabuti 2010 na categoria reportagem, utiliza a linguagem jornalística investigativa e muito bom humor para retratar, em 208 páginas, o Brasil na era Sarney. Lançada pela Geração Editorial ela é composta pelos seguintes capítulos:
- Honoráveis Bandidos
- Estado de permanente sobressalto
- A urna do Zé
- Como se faz um Fernando Sarney
- Primeiro pé do tripé: energia
- Segundo pé do tripé: terra
- Terceiro pé do tripé: comunicações
- Lobão ou um dos Três Porquinhos
- O lado feminino (capítulo rosa-choque)
- Batcaverna em polvorosa: a polícia chegou
- A caravana da morte
- Com os federais nos calcanhares
- Os piores momentos do Congresso Nacional
- Epílogo Ilustrativo
- O Brasil e o mundo em 80 anos de José Sarney
- Índice Remissivo
Se você gostou deste livro sugiro a leitura de “A ILHA – Um repórter brasileiro no país de Fidel Castro” e “Hiena – Minha revolta não se vende”.
4 respostas para “Honoráveis Bandidos revela a trajetória política de José Sarney”
AOS BRASILEIROS NAO TEMOS MAIS BANDIDOS COMO SARNEY SO TEMOS COMO OS QUE FORAM ABISOLVIDOS PELO–S.T.F UM SUPREMO TRIBUNAL SEM MORAL A UNICA MORAL E A DO MINISTRO ESEMPLAR JOAQUIM BARBOSA PORM UMA ANDORINHA SO NAO FAZ VERAO APENAS TENTA OS ONORAVEIS BANDIDOS BRASILÇEIROS ESTAO RICOS COM DINHEIRO EM VARIAS ILHAS FISCAIS OS MALUF OS OUTOS ESTAO SENDO INVESTIGADOS POREM ELES SO PEGAM OS INOCENTES QUE FALAM A VERDADE -WWW.RICARDOMANDELLA.9F.COM–E-MAIL-RICARDOMANDELLA@GLOBOMAIL.COM–011-9-4662-5210-OI -RICARDO M!
Ricardo,
Ainda temos um longo caminho a percorrer para moralizar a política brasileira.
Precisamos da união do povo brasileiro e a atitude certa na hora do voto.
Também precisamos moralizar nosso Poder Judiciário, que precisa ser mais eficaz e imparcial em suas decisões. Só assim, teremos condições melhores de vida e um Brasil mais igualitário.
Nossa luta pelo combate à corrupção deve ser constante, não é fácil, mas necessária, né!
Obrigada pela visita, abraço!
os maiores bandidos brasileiros sao os politicos sim ou nao ?……………www.ricardomandella,9f.com
Ricardo,
Acredito que temos muitos bandidos políticos e tantos outros que não são.
Estamos vivendo em tempos de corrupção, degradação dos valores e desesperança. Mas não podemos esmorecer.
Temos que seguir lutando para melhorar nossa política e a sociedade e acabar com essa postura de “jeitinho brasileiro” e “lei de Gérson”, onde muitos querem levar vantagem.
Com muita força de vontade e os gestores certos podemos transformar nossa sociedade e também mudar o mundo, só depende do nosso voto e da nossa atitude.
Obrigada pela visita, abraço!