AVESSO é o nome da exposição coletiva do grupo Ex-Nihilo sediada pelo Centro Cultural de Inclusão e Integração Social (CIS-Guanabara), mais conhecido como Estação Guanabara.
A instalação traz peças de roupas que exteriorizam emoções e pensamentos dos artistas. As peças expostas expressam a identidade pessoal e/ou questões existenciais de forma livre e intuitiva.
Em poucos metros quadrados, a instalação apresenta o universo fashionista e pessoal dos artistas Caroline Urquiza, Eduardo Galdeano, Elda Bueno, Fernanda Bronzeado, Laura Jacob, Lene Matui, Marcia Gregato, Marina Matui, Patricia Kerr, Sarah Galdeano, Sissa Buckeridige, William Heinrich e José Eduardo.
As criações misturam roupas charmosas, na maioria feminina, com peças eletrônicas, folhas de árvores, fotos, poemas, recados e objetos pessoais que juntas compõem um inusitado jogo de varais que se entrelaçam e criam uma instalação caótica, divertida, moderna e inspiradora.
A ideia das obras tem tudo a ver com o nome do grupo Ex-Nihilo, expressão em latim que significa que nada surge do nada. É uma expressão que indica que o ser não pode começar a existir a partir do nada, tal como as peças que recriam o olhar dos artistas de forma simples e liberal. Segundo a enciclopédia Wikipedia a “criação do nada é conhecida como criação ex nihilo. Muitas vezes atribuímos aos seres humanos a criação de várias coisas, mas eles são incapazes de criar do nada. Podemos mudar a forma da matéria preexistente, mas não temos poder de criar ex nihilo. Somente o poder sobrenatural de Deus pode fazê-lo”.
O CIS Guanabara fica na Rua Mário Siqueira, 829, no Guanabara em Campinas/SP e está aberto das 9 às 17h. Vale dizer que, o CIS-Guanabara é vinculado e mantido pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PREAC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Visite, você não vai se arrepender!
E não se esqueça de assinar a camisa branca para registrar presença.