O Dia Internacional de Luta da Mulher, 8 de Março, instigou um grupo de mulheres negras de Campinas a realizar um evento para presentear as mulheres. A homenagem, que acontecerá no Clube Machadinho, tem o objetivo de dar visibilidade às mulheres negras da cidade e região que já fizeram e ainda fazem história.
Quinta-Preta realizou durante dois meses, entre entidades públicas, particulares e comunidades de base, uma consulta sobre o nome de mulheres, que na sua concepção, tiveram participações importantes com suas bandeiras sociais. “Visibiliza-las é mais que um dever é um grande prazer para todos nós” relatou José Carlos, sindicalista e militante da comunidade do Campo Grande.
As mulheres da Quinta-Preta também ressaltam a importância desse evento ser realizado num espaço como o Clube Machadinho para aumentar a visibilidade histórica do local e o folego que a atual diretoria vem pretendendo dar ao espaço conquistado, unicamente, pelos negros da cidade.
O evento é aberto a toda comunidade e contará com música e teatro. Basta apenas apresentar na entrada a seguinte palavra chave: Quinta-Preta!
Sobre a Quinta-Preta
Quinta-Preta não é partido político, não é organização não governamental e nem outra corrente de pensamento. É um conceito!
E um dia da semana em que um grupo de mulheres negras de Campinas (e região) se reúne para conversar e socializar suas dores e prazeres de serem mulheres negras brasileiras.
O nosso apoio e nossa vontade de estarmos juntas e misturadas se manifesta nas formas mais inusitadas possíveis. Passamos de Toni Morrison a Neusa Santos Souza em apenas poucas horas de bate-papo, pois acreditamos que outro mundo é possível!
Acompanhe a Quinta-Preta no Facebook, clique aqui!
Quinta-Preta Dia da Mulher
Data: 8 de Março de 2012 (quinta-feira)
Horário: das 17h30 às 22h
Local: Clube Recreativo Machadinho (Rua Cerqueira, nº 66 – Vila Industrial – Campinas/SP)
Obs.: Eu estarei lá! Vamos lá socializar e defender as bandeiras de luta das mulheres negras brasileiras!!!
Fonte: Quinta-Preta (Márcia Adão)