Perdão é mais do que uma palavra, um sentimento… é uma decisão!
O perdão está relacionado com a vontade de se sentir bem [consigo mesmo], do que esquecer o que o outro lhe fez.
É isso mesmo, o perdão não significa necessariamente que aquela situação não existiu, que você perdeu a memória ou é fraco. Mas que tem discernimento para se libertar desse pesar d’alma. De abandonar a mágoa, decepção, angústia ou ressentimento que te impedem de seguir adiante.
Na maioria das vezes, o outro está seguindo com a vida ou nem se deu conta de que te magoou, mas você está “ruminando” aquela situação, gesto ou palavra constantemente em seus pensamentos.
Remoer rancor e não perdoar pode trazer inúmeros prejuízos para a as vida. Tanto que os pesquisadores da Luther College e da Universidade da Califórnia descobriram que perdoar impacta positivamente sua saúde física e emocional.
E perdoar a si próprio é uma forma de reconhecer que você é humano, que tem falhas. E acima de tudo, é entender que você erra porque faz algo, porque tenta acertar, que erra par aprender. Se perdoar e seguir em frente é um ato de coragem também… é aprovar a si mesmo. Liberte-se da culpa!
Imagine quanto significado e autocura cabem dentro desse gesto?
Pra você ter uma ideia esses pesquisadores descobriram que pessoas indulgentes, ou seja, pessoas que perdoam com mais facilidade, estão mais protegidas dos efeitos negativos do stress.
O professor de psicologia na Luther College, Loren Toussaint, afirmou que nos indulgentes os efeitos maléficos do estresse desapareciam. “O ato de perdoar funciona como uma espécie de amortecedor contra o estresse. Se você não tem tendência para perdoar, sente os efeitos brutos do stress de forma absoluta”, disse.
Reforço, quem perdoa evita desequilíbrios no corpo e na mente como isolamento, culpa, raiva e depressão. Sem contar que ser tolerante te ajuda a ter mais “traquejo”, mais habilidade para lidar com as adversidades da vida, superando desafios de forma mais positiva.
Nusssaaaa, cabe muito significado dentro desse gesto de perdoar!
E você, sabe perdoar? E pedir perdão?
Para te ajudar nesse processo eu gravei em áudio e vídeo (SoundCloud e Youtube) um exercício de visualização do perdão. É a mesma prática, só que disponibilizadas nos dois canais.
Encontre um lugar sossegado e uma posição confortável. Faça a prática de todo coração repetindo baixinho ou em voz alta ou em pensamento mentalizando a pessoa que você deseja perdoar.
Acesse meu Canal no Youtube ou SoundCloud para obter a Meditação do Perdão.
- SoundCloud: Visualização: Perdão
- Youtube: Visualização para Perdoar [Meditação]
Se gostar, aproveite para curtir e compartilhar o conteúdo! Gratidão!
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=gPn38-RtQ3A&w=560&h=315]