Nossa como o tempo voou e eu não consegui escrever uma palavra aqui para no Blog… relapsa… relapsa… relapsa… Mas a desculpa é a vida corrida e complicada de quem raramente tem tempo livre e quando chega o ócio, guarda esse momento rico para descansar, ler e dormir. rsrsrs
Hoje completa dois meses, pontualmente, desde a última postagem. #tsc #tsc #tsc E tenho um livro que preciso resenhar por questão de honra. Sabe aquele momento de desencargo de consciência? Bateu hoje!
Em 2013 li “Evolução em Dois Mundos” da coleção “A Vida no Mundo Espiritual” composta por 13 obras ditadas pelo Espírito André Luiz.
O livro “Evolução em Dois Mundos”, concluído em 1958 pelos médiuns psicógrafos Chico Xavier e Waldo Vieira, trata do processo evolutivo do ser sob o olhar da Ciência aliado ao Evangelho de Jesus Cristo.
Os autores apresentam conceitos importantes a respeito da evolução do Espírito nos dois planos: o mundo físico e o mundo espiritual. Com 40 capítulos que se dividem em duas seções, a obra oferece em sua primeira parte explicações sobre a existência da alma, desencarnação, fluidos, mecanismos da mente, mediunidade, evolução do sexo e corpo espiritual. Na segunda parte encontramos respostas para dúvidas sobre separação entre cônjuges espirituais, alimentação dos desencarnados, justiça, predisposição mórbidas, vida social dos desencarnados etc.
Para conhecer melhor o conteúdo confira abaixo a divisão dos capítulos:
Primeira Parte
- Fluido cósmico
- Corpo espiritual
- Evolução e Corpo Espiritual
- Automatismo e corpo espiritual
- Células e corpo espiritual
- Evolução e sexo
- Evolução e hereditariedade
- Evolução e metabolismo
- Evolução e cérebro
- Palavra e responsabilidade
- Existência da alma
- Alma e desencarnação
- Alma e fluidos
- Simbiose espiritual
- Vampirismo espiritual
- Mecanismos da mente
- Mediunidade e corpo espiritual
- Sexo e corpo espiritual
- Alma e reencarnação
- Corpo espiritual e religiões
Segunda Parte
- Alimentação dos desencarnados
- Linguagem dos desencarnados
- Corpo espiritual e volitação
- Linhas morfológicas dos desencarnados
- Apresentação dos desencarnados
- Justiça na Epiritualidade
- Vida social dos desencarnados
- Matrimônio e divórcio
- Separação entre cônjuges espirituais
- Disciplina afetiva
- Conduta afetiva
- Diferenciação dos sexos
- Gestação frustrada
- Aborto criminoso
- Passe magnético
- Determinação do sexo
- Desencarnação
- Evolução e destino
- Predisposições mórbidas
- Invasão microbiana
O livro é bastante elucidativo a respeito da Doutrina Espírita, principalmente no que diz respeito a evolução espiritual dos seres encarnados e desencarnados. Mas apesar de ter lido a 3ª reimpressão da 25ª edição lançada em 2010, a linguagem ainda é bem rebuscada e densa. Por isso, não recomendo para iniciantes já que a leitura é um pouco difícil e os fundamentos que a obra traz requerem certa bagagem de ensinamentos conceituais introdutórios da doutrina.
Sinopse
Nesta obra altamente reveladora, o autor espiritual nos convida: “Estudemos a rota de nossa multimilenária romagem no tempo para sentirmos o calor da flama de nosso próprio espírito a palpitar imorredouro na Eternidade (…)”.
Para estudar processo evolutivo do ser, André Luiz alia os conceitos da Ciência com a mensagem consoladora de Jesus reavivada pelo Espiritismo, oferecendo admirável estudo científico sobre o harmonioso elo existente na evolução da alma nos dois planos da vida: o mundo material e o mundo espiritual.
Em sua primeira parte, esta obra instrui sobre fluido cósmico, corpo espiritual, evolução e sexo e muitos outros temas.
Na Segunda parte, através de perguntas e respostas, trata de questões sobre alimentação dos desencarnados, matrimônio e divórcio, gestação frustrada, determinação do sexo, além de outros assuntos relevantes.
Uma questão interessante é que a publicação é iniciada com alguns conceitos importantes de Allan Kardec que nos permitem entender os ensinamentos da Doutrina Espíritas. Então, recomendo que o leitor tenha a mente e o coração abertos para os conceitos espíritas e científicos que a obra traz, a partir do entendimento de que:
- A marcha dos Espíritos é progressiva, jamais retrógrada.
- No conhecimento do perispírito está a chave de inúmeros problemas até hoje insolúveis.
- O Espiritismo mostra que a vida terrestre não passa de um elo no harmonioso e magnífico conjunto da Obra do Criador.
- No intervalo das existências humanas o Espírito torna a entrar no mundo espiritual, onde é feliz ou desventurado segundo o bem ou o mal que fez.
- O Espiritismo e a Ciência se completam reciprocamente; a Ciência, sem o Espiritismo, se acha na impossibilidade de explicar certos fenômenos só pelas leis da matéria; ao Espiritismo, sem a Ciência, faltariam apoio e comprovação.
Informações Técnicas
Título: Evolução em Dois Mundos
Autor: Francisco Cândido Xavier e Waldo Vieira (André Luiz)
Número de Páginas: 288 páginas
Editora: FEB
Avaliação: Bom
Leia também:
Resenha do livro “Missionários da Luz” da mesma coleção “A Vida no Mundo Espiritual”.
Resenha do livro “E a Vida Continua…” da mesma coleção “A Vida no Mundo Espiritual”.