Uma das metas estipuladas em meu plano “1001 dias x 101 metas” foi registrar os livros que tenho lido.
O fato é que adoro ler tanto quanto escrever, mas não consigo registrar aqui no blog todos os livros que leio, ou seja, minha velocidade de leitura é maior do que a da escrita no blog.
Então estou determinada a colocar tudo em dia, conforme propus em minhas metas de “ano novo”.
É de conhecimento da maioria dos meus amigos e familiares que faço um curso, na verdade um estudo, de Doutrina Espírita. Lá trocamos muitas informações sobre livros e também experiências de vida.
Estou intercalando minhas leituras, ou seja, um livro da área técnica/lazer/jornalística e outra espírita.
Então vamos lá! Em fevereiro deste ano terminei o livro “E a Vida Continua… A Vida no Mundo Espiritual”, da Federação Espírita Brasileira. Esse livro compõe a série “A Vida no Mundo Espiritual” que contém 13 livros.
Ditado por André Luiz (do livro Nosso Lar) e psicografado pelo iluminado Chico Xavier, esse livro é muito explicativo.
E apesar dele ter um tom de romance ele não é apenas um romance espiritual, são histórias de vidas entrelaçadas por um compromisso espiritual de longa data.
Ele conta a história de duas pessoas/espíritos especiais e reais, Evelina e Ernesto, que ao desencarnarem veem a possibilidade de ajudar espiritualmente seus amigos e familiares que ficaram na Terra.
Num exercício constante de renovação e de superação de provas, eles buscam forças e sabedoria para ajudar aqueles que amam e que de certa forma ficaram em outra realidade (plano físico) sem ter ideia da maravilhosa existência do Plano Divino e das Leis do Universo.
Confesso que a linguagem do livro não é tão simples, mas não beira ao total rebuscamento literário. Então é possível para qualquer pessoa apreciar a leitura e aproveitar para aprender algumas palavras novas através de uma linguagem bem formal “das antigas”, já que o livro data de 1968. (rsrs)
É um livro consolador e muito elucidativo. Traz muitos elementos e exemplos de como a vida no Plano Espiritual se “desenrola”, nos confortando com a ideia de que tudo não acaba aqui e que há muito por fazer por nós e por aqueles que amamos, mesmo depois da desencarnação.
O guia espiritual de Chico Xavier, Emmanuel, apresenta esse instigante livro e nos dá um ensinamento comovente ao dizer que “quanto maior a cultura de um Espírito encarnado, mais dolorosos se lhe mostrarão os resultados da perda de tempo. Quanto mais rebelde a criatura perante a Verdade, mais aflitivas se lhe revelarão as consequências da própria teimosia”.
Então vamos parar de insistir nos erros e percorrer os mesmos caminhos acreditando que encontraremos resultados diferentes. É hora de fazer de outra maneira e aprender com esses mesmos erros!
Selecionei duas passagens do livro que achei bem interessante. Uma diz respeito às nossas atitudes:
“Deus não nos condena nem nos absolve. O Amor Universal está sempre pronto a soerguer-nos, instruir-nos, burilar-nos, elevar-nos, santificar-nos. O destino é a soma de nossos próprios atos, com resultados certos. Devemos sempre a nós mesmos as situações em que se nos enquadra a existência, porquanto recolhemos da vida exatamente o que lhe damos de nós”.
A outra passagem fala sobre a necessidade de trabalharmos constantemente para nossa redenção e aperfeiçoamento espiritual, sempre através da reencarnação:
“Toda construção nobre há que ser dirigida. Primeiro, o projeto; em seguida, a execução… No plano físico, idealiza-se a continuação da vida, no mundo espiritual… No mundo espiritual, idealiza-se a correção, o reajuste, a melhoria e o polimento dessa mesma vida, no plano físico. Somos viajores do berço para o túmulo e o túmulo para o berço, renascendo na Terra e na Espiritualidade, tantas vezes quantas se fizerem precisas, aprendendo, renovando, retificando e progredindo sempre, conforme as Leis do Universo, até alcançarmos a Perfeição, nosso destino comum…”.
Esse livro é leitura obrigatória para quem deseja entender melhor o mundo da espiritualidade, o amparo necessário para o desencarne, a elaboração do plano de vida no Mundo Espiritual e a reencarnação.
Confira a sinopse:
“Este livro apresenta o retrato espiritual da criatura ao desencarnar e demonstra que a vivência dos habitantes do Além está relacionada com sua condição mental. Em 26 capítulos, numa linguagem romanceada, relata a história de personagens reais que, desencarnados, deparam-se com o amparo dos amigos espirituais. Estes os incentivam à renovação pelo estudo e trabalho, preparando-os para rever sua vida e desvendar as tramas do passado, permitindo-lhes traçar novas diretrizes de conduta. Esta obra ensina-nos a prática do auto-exame na certeza de que a vida continua além da morte ajustada às leis de Deus, plena de esperança e trabalho, progresso e realização”.
Boa Leitura!
Obs.: clique aqui e baixe gratuitamente o livro no site da Editora Franciscano.
Leia também:
Resenha do livro “Missionários da Luz” da mesma coleção “A Vida no Mundo Espiritual”.
Resenha do livro “Evolução em Dois Mundos” da mesma coleção “A Vida no Mundo Espiritual”.