Verdade Espiritual: amor/caridade e evolução!


Fiquei tanto tempo sem escrever que parece que as palavras me abandonaram nestes últimos tempos.

Estou tomada pela linguagem jornalística profissional. Aquela que exige escrita técnica sobre o assunto, que aquela escrita prazerosa e de mais conteúdo já nem sei mais como fazer… parece que não a conheço mais!  Estou com saudades de escrever coisas alheias ao serviço!

Pra ser sincera não é só a escrita que me preocupa, porque já nem sei mais quem sou, parece que meu coração foi arrancado!!!  Sou um ser perdido em pensamentos de saudade, lembranças e memórias de um tempo extremamente rico que não voltará mais. Pelo menos nesta vida!

Como cantou Lulu Santos em “Com uma onda no mar”:

Nada do que foi será
De novo do jeito que já foi um dia
Tudo passa
Tudo sempre passará

A vida vem em ondas
Como um mar
Num indo e vindo infinito

Tudo que se vê não é
Igual ao que a gente
Viu há um segundo
Tudo muda o tempo todo
No mundo

Não adianta fugir
Nem mentir
Pra si mesmo agora
Há tanta vida lá fora
Aqui dentro sempre
Como uma onda no mar…

Mas esses devaneios pessoais não vêm ao caso neste momento.  Vamos ao assunto principal do dia: livros!

Nestes três meses finalizei dois livros que são extremamente explicativos, ricos e interessantes. Não são livros de autoajuda, mas eles também ajudam muito a entender nosso universo, nossa Terra, as leis de ação e reação, nossas ações… enfim, nossas vidas. Claro que falam sobre a espiritualidade!

São eles “Muitas Vidas, Muitos Mestres” e “Quando ele voltar”.

PRIMEIRO LIVRO: Muitas Vidas, Muitos Mestres

Livro escrito pelo psiquiatra Dr. Brian Weiss conta através de um relato muito sentimental, rico e algumas vezes repetitivo, o processo de regressão com a técnica chamada “Terapia de Vidas Passadas”.

Sinopse:

  • Emocionante e inspirador, este livro já ajudou pessoas de todo o mundo a superar a dor de suas perdas e a adquirir uma nova compreensão da vida e da morte.
  • Com mais de um milhão de livros vendidos no Brasil, Muitas Vidas, Muitos Mestres se tornou um marco ao contar uma história real que mais parece ficção: um médico de renome que coloca sua carreira em jogo ao se ver diante de evidências de reencarnação.
  • Psiquiatra e pesquisador consagrado, o Dr. Brian Weiss viu suas crenças e sua carreira virarem pelo avesso ao tratar de Catherine, uma paciente com fobias e ataques de ansiedade. Durante uma sessão de hipnose, ela falou de traumas sofridos em vidas passadas que pareciam ser a origem se seus problemas.
  • Cético, o Dr. Weiss não acreditou no que estava presenciando até que Catherine começou a narrar fatos da vida dele que ela jamais poderia conhecer e a transmitir mensagens de espíritos altamente desenvolvidos – os Mestres – sobre a vida e a morte.
  • Transformado por essa experiência, ele surpreendeu a comunidade científica ao publicar este livro demonstrando o potencial curativo da terapia de vidas passadas, tornando-se a referência mundial nesse tipo de tratamento.
  • Para muitos, a maior contribuição de Muitas Vidas, Muitos Mestres foi apresentar os princípios da reencarnação à milhões de pessoas que, por falta de oportunidade ou por preconceito, nunca teriam acesso a esta rica e transformadora filosofia espiritual.

O texto resgata uma história sobrea a terapia de vidas passadas de uma paciente que sofre vários sintomas como depressão, fobias, pânico etc. Doenças essas que no fundo estão ligadas às vidas anteriores (reencarnações) desta mulher.

No decorrer do livro, paciente e médico vão desvendando o complexo mundo espiritual, que liga nossas ações e histórias ao longo de várias existências.

Com o livro aprendi a perceber minhas atitudes e reações que, possivelmente, são frutos de outras vidas, resquícios de um passado que talvez eu preciso resgatar.

O livro cumpre com sucesso sua tarefa de atestar que existe vida além da morte, que o espírito é imortal e que nossas ações e carmas são intimamente ligados às ações e reações do passado também. Toca com seriedade, responsabilidade e afeto no delicado tema da reencarnação.

SEGUNDO LIVRO: “Quando ele voltar”

Este livro chegou às minhas mãos através de uma pessoa do curso de Doutrina Espírita, que frequento na Casa de Jesus. Na época, ao ouvir a história do falecimento da minha mãe, de prontidão ela me ofereceu o livro e com  muita boa vontade entregou-o no me serviço. Fiquei feliz pela ação desta, até então, desconhecida, mas que se mostrou uma boa amiga ao longo do tempo.

Aproveito este post para agradecê-la pelo gesto de solidariedade e por entender minha necessidade de conforto  e acalento espiritual. Obrigada mesmo!!!

Sinopse (mensagem de Zíbia Gaspareto sobre o livro):

  • Livro espírita escrito por Rick Medeiros com a ajuda de várias outras entidades. Traz uma mensagem de paz e esperança, com intenção de combater o medo das grandes mudanças que ocorrerão no novo milênio.
  • Ano 2015. O autor diz que esta história é uma ficção. Eu tenho minhas dúvidas. Conforme prometera há dois mil anos, Ele reencarna no Brasil, como Antônio Almeida, para falar claro e sem mistérios de velhas verdades que os homens não aprenderam até hoje. Mestre iluminado utiliza-se dos modernos recursos da comunicação para ensinar que temos o poder de escolha e somos responsáveis pelo nosso destino. Dá lições de fraternidade, mostra a perfeição do universo, fala com sabedoria elevada com seus conceitos, me pergunto: esta história seria premonição? Difícil responder. Mas sinto que tudo poderá acontecer exatamente assim quando Ele voltar.

A princípio achei que o livro não era muito a leitura que eu gostava/queria/precisava, porque não sou fã de livros de ficção ou romanceados, mas no decorrer do livro percebi que o livro falava sobre coisas reais, palpáveis e próximas da nossa realidade.

O autor Rick Medeiros conseguiu traduzir em palavras a nossa realidade terrena, a tal Terra: mundo de provas e expiações. Conseguiu trazer uma mensagem de esperança, amor e fraternidade. Curiosamente envolvendo uma história de monopólio da comunicação e influência política e religiosa. Tudo que eu, jornalista, gosto de ler!

O livro fala da chegada da Nova Era, ou Novo Milênio, ou da Terra da Regeneração. Enfim fala da necessidade de corrigirmos nossas falhas (recomeçar sempre), arcar com nossos atos e consequências, ter responsabilidade ao exercer o livre arbítrio, da lei da ação e reação, da lei da caridade e do amor, da justiça divina e, principalmente, dos falsos deuses – que tanto adoramos: impostos pela tal matéria.

O livro nos faz enxergar o ser humano com afeto aceitando seus defeitos. Ele apresenta o entendimento que precisamos para seguir nossa vida no caminho do bem. Esse caminho do bem inclui não fazer diferença entre nós, ou seja, aceitar o outro com seus defeitos, suas deficiências, suas crises e suas falhas. No fundo temos que encontrar “dentro e no” outro o seu lado bom.

É um livro que nos desperta: para exercermos a resignação, fortalecer nossos valores, praticarmos o bem e confiarmos no poder da esperança e da fé.

Você pode até dizer… nunca vi um livro que fala tudo isso… IMPOSSÍVEL.

Não é impossível não. Cada palavra desperta nossa consciência para o bom exercício do livre arbítrio e reforça nossa certeza de que há um mundo melhor a ser construído. Basta querermos!!!

 Meu entendimento sobre o Espiritismo

O Espiritismo entrou na minha vida de uma forma tão magnífica e propícia que só posso dizer que tudo que estou passando, se eu não tivesse ou buscasse entendimento e compreensão, talvez estivesse pior do que estou (espiritual  .e sentimentalmente).

A certeza de que a vida não acaba aqui e que somos responsáveis pelas ações que fazemos a nós e aos outros e, principalmente, de que seremos cobrados pelos benefícios que recebemos e não compartilhamos é fundamental para o meu caminhar.

O livre arbítrio representa pra nós a responsabilidade sobre nossas ações. E nosso projeto de vida, nossa missão, nosso caminho, apesar de não ser muito claro ou perceptível para alguns, no fundo… no fundo… para todos não passa de “buscarmos o entendimento para a nossa evolução espiritual e amar ao próximo, caminhando sempre na estrada do amor, da caridade e do bem”.

São esses os ensinamentos que precisamos e devemos (pelo menos eu acredito) colocar em prática: a lei do amor e da caridade e a busca incessante de evolução do espírito.

Finalizando

No fundo tudo isso pode ser uma grande miscelânea de conceitos e palavras soltas. Mas para mim é verdade espiritual: EVOLUÇÃO E CARIDADE!

Só que, por enquanto e infelizmente, só conseguimos evoluir apenas através do sofrimento e da dor, uma pena. Tudo isso acontece porque nos falta entendimento!

A certeza da misericórdia divina, da Espiritualidade e de que a vida não acaba com a morte (desencarne) me faz perseverar, ainda que de forma capenga.

Tudo tem uma explicação, mesmo que eu não não entenda ou não saiba ainda o que seja/é, sempre tem!

Boa leitura!


2 respostas para “Verdade Espiritual: amor/caridade e evolução!”

  1. Como diz nosso amigo Kiko, ô “Neguinha” que gostoso ler estes seus textos!!! Na verdade somos um grão de areia no universo espiritual!!!
    Te adoro! Bjs no coração!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.