A era do Marketing Digital


Depois de atuar tantos anos no “mundo social”: político, Ong/3º Setor e Movimentos Sociais; atualmente arrisco a me aventurar no mundo corporativo.

Para isso, montei uma estratégia de adaptação: estudar, pesquisar, conhecer, entender e, por fim, aplicar o acumulado.

Comunicação para o mundo corporativo é outra coisa. É falar de mercado, de cliente, de responsabilidade social, de receitas, faturamento, despesas, lucro etc.

É, enfim, pensar no lucro, crescimento e solidez da empresa aliados à boa imagem.

Li algumas coisas: livros de bolso, manuais empresariais, autoajuda etc. Preciso até resgatá-los para indicar aqui no blog, pois foram importantes em minha busca inicial.

Agora estou devorando, respirando, transpirando e sonhando marketing digital. Virou missão de vida saber o máximo de informação possível sobre o tema.

Lógico que dominar o assunto está longe dos meus objetivos, mas conhecê-lo para identificar e aplicar as melhores estratégias, com certeza já é um grande passo.

Como Comunicação Digital está em alta e a inovação neste campo é infindável, penso que dominar o assunto será praticamente impossível, mas ter firmeza e conhecer os rumos deste novo horizonte, isso será possível.

Minha nova “bíblia” – nno sentido de volume/quantidade de informações e não no de ser a verdade absoluta – é o livro “Google Marketing – O Guia Definitivo do Marketing Digital”, de Conrado Adolpho Vaz.

O livro apresenta o universo do Marketing Digital com reflexões e cases sobre midias sociais, marketing viral, e-commerce, funcionalidade e rentabilidade de sites (otimização), blogs, links patrociandos, site de busca Google, Metodologia dos 8 P’s do Marketing Digital entre outras assuntos.

Conceitua o ambiente da Web 2.0, tida como uma plataforma revolucionária porque prossibilitou a democracia e o poder de “falar e ser ouvido”.

Antes éramos meros receptores/internautas que recebíamos as informações, agora participamos ativamente da criação da rede – tecemos sua malha. Produzimos conteúdo, criticamos, elogiamos, avaliamos e interferimos…

Nãos somos mais meros expectadores, somos peças chaves do mercado que deixou de nos ver como clientes/consumidores. As empresas estão mudando o conceito de “vender produtos para o cliente” para “ajudar o cliente a escolher o melhor produto conforme suas necessidades”.

O livro é bem interessante e apresenta um universo novo para os comunicadores que querem atuar positivamente na rede através dos 8Ps: Pesquisa, Planejamento, Produção, Publicação, Promoção, Propagação, Personalização e Precisão.

No site http://www.novatec.com.br/livros/8ps/capitulo9788575222751.pdf você pode ler o primeiro capítulo deste interessante livro. Confira também o Sumário do Livro Google Marketing.

Minha expectativa é poder participar de alguma palestra proferida por Conrado Adolpho que, só pelo livro, deve ser fantástica.

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Google Marketing

A terceira edição do livro, totalmente atualizada e ampliada, aborda de maneira profunda as estratégias corporativas para transformar a internet em uma ferramenta de marketing tanto para empresas puramente off-line, quanto para empresas que têm todo o seu ciclo de vendas no ambiente digital.  O livro ensina a criar inteligência competitiva por meio da web, aumentar a quantidade de prospects de uma empresa de serviços ou produtos, melhorar o relacionamento com clientes, fornecedores e outros stakeholders, mensurar resultados de ações on-line e off-line, estimular o marketing viral e outras ações vitais para o crescimento de qualquer empreendimento.

Além disso, o livro Google Marketing 3ª edição mostra como as empresas podem se beneficiar do Índice de Atividade do Consumidor para divulgação espontânea de suas marcas e produtos por meio das redes sociais, além de um capítulo exclusivo sobre o Twitter como ferramenta corporativa. O livro explana de maneira completa e detalhada como empresários e executivos devem realizar um planejamento eficiente de marketing digital e colocá-lo em prática em suas empresas aumentando vendas, seja em gôndolas de supermercados, serviços B2B e B2C ou e-commerces.

O Google Marketing é, não só um livro voltado a profissionais de marketing, tecnologia e a empresários, mas também cristaliza uma tendência forte da atualidade: o comércio social. Assim, traz ainda a questão de como as empresas e as pessoas estão se interconectando hoje por meio de diferentes meios para trocar conteúdos, experiências, indicações, para entreterem-se e, finalmente, para comprar.

O publicitário e autor do livro, Conrado Adolpho, comemora o lançamento de mais uma edição do livro, que já se tornou um Best-seller no mercado – tendo sido premiado, em 2009, pelo Jornal do Comércio. Em vista disso, trouxe uma nova versão mais robusta e incluindo, com exclusividade, uma metodologia de marketing e vendas para a web.

“A metodologia ‘8 P’s do Marketing Digital’, desenvolvida depois de anos de observação e de experiência em marketing para a internet à frente de minha agência, fez com que essa edição do livro traga algumas soluções há muito esperadas pelos empresários e dá um norte para agências e departamentos de marketing sobre como trabalhar corretamente com marketing digital. São técnicas claras de como gerenciar um negócio na internet, o que pedir para sua equipe ou como mensurar os resultados de uma campanha de forma eficiente. A internet é cada vez mais um ambiente que reúne as pessoas em torno de conceitos, ideias e marcas. A web é a grande força revolucionária do século XXI e tem que ser vista como tal, tanto para ações sociais quanto para ações de vendas”, explica. “A metodologia dos 8 P’s mostra uma sequência clara para ser seguida por empresas, profissionais liberais ou qualquer um que queira realizar um trabalho sério, abrangente e eficiente de marketing digital”, completa o autor.

Corando Adolpho Vaz

Conrado Adolpho Vaz

É publicitário, blogueiro, palestrante, consultor e especialista de internet. Formado em marketing e pós-graduado em economia, atua há mais de 10 anos no mercado e é um dos primeiros profissionais no Brasil a ser certificado pelo Google com o “Google Qualified Individual”. O palestrante é o brasileiro que mais vendeu livros de marketing no país em 2008 com o livro “Google Marketing” – o 4º livro mais vendido no ranking geral de livros de marketing, ao lado de Philip Kotler e Paco Underhill.

No curso Google Marketing, Conrado Adolpho, falará sobre sua experiência à frente de uma das maiores agências de marketing digital do país, a Publiweb Marketing Digital e de cases brasileiros de sucesso.

Fonte: com informações do site http://www.livrogooglemarketing.com.br e http://www.treinamentogooglemarketing.com.br/home  (ambos links não existem mais).


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