Nova carteira da FENAJ começa a ser emitida


A FENAJ está recebendo a partir desta semana, os processos encaminhados pelos Sindicatos da categoria para a emissão da nova carteira de identidade profissional de jornalista. Em formato de cartão magnético, o novo documento, que terá validade de três anos, será produzido num prazo médio de 20 dias.

O processo de emissão da carteira de identidade profissional da categoria foi suspenso no final do ano passado para a adequação da carteira ao modelo biométrico digital. O novo processo garantirá maior segurança, durabilidade e qualidade na identificação dos jornalistas.

Consultando o Sindicato dos Jornalistas de seu estado ou região os interessados obterão as informações sobre a documentação e procedimentos necessários para a emissão da nova carteira de identidade profissional.

Em função do aumento dos custos para a emissão do novo documento e de sua maior durabilidade, os valores para sua aquisição sofreram alteração. Jornalistas sindicalizados e em dia com a tesouraria de seu Sindicato pagarão 75 reais, sindicalizados mas inadimplentes pagarão 150 reais e para os não sindicalizados o valor é de 300 reais.

Carteira Nacional de Jornalista

Prevista pela lei n.º 7.084, de 21.12.82, a carteira nacional de jornalista é documento de identidade pessoal e profissional, válido em todo o território nacional e só poderá obtê-lo o profissional que tenha registro no Ministério do Trabalho. O documento é emitido pelos Sindicatos de Jornalistas nos estados. Para obtê-lo é só consultar a relação de contato dos Sindicatos que consta na nossa página, no link Sindicatos.

Fonte: Portal FENAJ (www.fenaj.org.br)


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.