Quem diria, o renomado jornalista Boris Casoy é obrigado a pedir desculpas a garis ao vivo em rede nacional)
O apresentador Boris Casoy (foto) pediu desculpas aos telespectadores durante o Jornal da Band na sexta-feira passada (1/1), comentando um vídeo que vazou na internet e que mostra Casoy ridicularizando a participação de dois garis no noticiário.
“Ontem durante o programa eu disse uma frase infeliz que ofendeu os garis. Peço profundas desculpas aos garis e a todos os telespectadores”, afirmou Boris Casoy em um breve comentário.
No vídeo, que circulou na internet, após a participação de dois garis desejando votos de feliz ano novo, é possível ouvir as frases: “que m… dois lixeiros desejando felicidades do alto de suas vassouras” e “dois lixeiros, o mais baixo da escala do trabalho”.
Uma coisa é certa, se a legislação brasileira de comunicações não fosse tão defasada ou se as propostas aprovadas pela 1ª Conferência Nacional de Comunicação ja estivessem em vigor, casos como o do jornalista Boris Casoy ridicularizando a participação de dois garis no Jornal da Band seriam veemente punidos. Não podemos mais aceitar as manifestações de cunho preconceituoso ou discriminatório desferidas pela mídia brasileira que, há muito tempo, não respeita nem representa o povo brasileiro.
Quando o Lula falou que iria “tirar o povo da m…” todo os noticiários ficaram indignados, mas o que o nobre colega fez não teve metade da repercussão do Lula.
Essa mídia que tanto se mostra defensora dos cidadãos e dos direitos humanos não retratou uma linha sequer de indignação pelo infeliz fato.
Felizmente o sindicato desta categoria (SIEMACO) se mobilizou, entregou à Band o ofício indignado com o comentário e prontificou-se a entrar com ação civil pública. Espero que eles arranquem alguns tostões deste preconceituoso jornalista que pecou gravemente ao não ficar de boca calada. O dinheiro não paga a dignidade, mas admite a culpa e pune aquele que errou!
Se bem, que não é segredo pra ninguém a quem esse famigerado sujeito representa: a elite branca, podre e preconceituosa da nossa sociedade. Uma vergonha!
Confira nota oficial publicada no site do SIEMACO:
“Considerado um dos mais polêmicos jornalistas da televisão brasileira, o âncora da TV Bandeirantes, Boris Casoy protagonizou dia 31 de dezembro de 2009 uma cena que merece a frase que lhe deu fama: “Isto é uma vergonha”.
Sem perceber que seu microfone estava aberto, ao ver a cena de dois varredores de rua de São Paulo desejarem feliz ano novo à população, Boris Casoy comentou “que merda: dois lixeiros desejando felicidades do alto das suas vassouras. O mais baixo na escala do trabalho”.
Não apenas nós, do SIEMACO que representa os trabalhadores da limpeza urbana, mas a maioria dos telespectadores do telejornal da Bandeirantes reagiu imediatamente de forma negativa. Mais uma vez vimos o preconceito contra nossos trabalhadores falar mais alto e agora, vindo de um jornalista que dedica sua vida a denunciar os abusos e as arbitrariedades, a proporção desta atitude preconceituosa nos parece ainda maior.
Além disso, Boris Casoy deixou clara sua arrogância, talvez por acreditar que o seu trabalho seja mais importante que qualquer outro. Quem sabe, apesar de sua indiscutível cultura, Casoy não tenha tido a oportunidade de ler o escritor Mário Puzo afirmar que “a arrogância não é atributo dos sábios, mas dos ignorantes”.
Lamentavelmente Casoy demonstrou não dar o menor valor ao importante serviço prestado por nossos trabalhadores, humilhando-os publicamente. Ele esqueceu-se que limpeza significa saúde pública e, se nossos “lixeiros no alto de suas vassouras” não cuidassem da nossa cidade, certamente viveríamos no caos. Com certeza, podemos viver sem notícias, mas não sem limpeza.
Nesta segunda, 04 de janeiro de 2010, o SIEMACO, por seu diretor Elmo Nicácio, gari da Empresa Loga Logistica Ambiental entregou, com dificuldade, na TV Bandeirantes uma carta de repúdio ao jornalista Boris Casoy por seu comentário feito no Jornal.
No comentário o jornalista é preconceituoso com a classe trabalhadora lotada na prestação de serviços de Limpeza Urbana, ou seja, Garis, Varredores e Margaridas. Tal comentário não ofende somente esses trabalhadores, mas também toda classe trabalhadora que luta diariamente em seus empregos em busca de uma vida mais digna. Nosso trabalho é honroso pois garante a limpeza e o bem estar de todo Brasil .
Mais respeito com o trabalhador!
Isto é mesmo uma vergonha e exigimos uma retratação adequada.”
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=f_E4j7vi3js]
Com informações do Portal Vermelho e do SIEMACO.